TUB
Não há lugar para a violência
O mote da campanha foi definido em segundos: “Não há lugar para a violência”.
Esta premissa inegociável foi o ponto de partida para uma campanha absolutamente transformadora e que fez mexer a cidade de Braga. O objetivo da mensagem estava claro, o transporte público deve e tem de ser um espaço de respeito mútuo.
Sensibilizar pela positiva
Recolhemos testemunhos anónimos de colaboradores dos TUB. Contaram-nos a sua história, partilharam momentos menos bons, e que, irremediavelmente, os marcaram. Ainda que movidos por palavras emotivas, quiseram salientar que estes comportamentos menos positivos não os afastam da sua verdadeira missão e vocação. Isso será sempre o mais importante.
Por esse motivo, a campanha capta alguns incidentes mais delicados e vividos pelos colaboradores dos TUB, mas também a importância da missão, do foco, do “dar a volta por cima” e da importância de sensibilizar para educar e crescermos como sociedade. As frases de apelo surgem também como agentes de mudança, no fundo apelar para consciencializar.
Rumo a um futuro mais consciente
Os motoristas dos TUB assumiram um papel de protagonistas nesta campanha de sensibilização. Deram o rosto, o testemunho e a vontade de mudar o paradigma. Vemos a campanha espalhada pelas principais nas ruas de Braga, onde cada paragem representa um novo “STOP” à violência e cada autocarro uma chamada de atenção.
Em cada esquina lemos “Não há lugar para a violência”. E não há mesmo. Esta campanha decorrereu até ao dia 13 de dezembro de 2024 e ajudou a mudar, para sempre, a forma como os TUB se apresentam. Vincando, sem margem para dúvidas, que a violência e a falta de humanidade não tem espaço, nem lugar para ocupar.